08/06/2009

Para libertar é preciso recordar.


Li outro dia essa frase em um livro espírita onde a escritora relatava os acontecimentos ao longo de sua vida, relatava suas experiências com vidas passadas e os aprendizados que tirou com tudo isso.
Você pode me perguntar o que isso tem a ver com amor, relacionamentos, enfim......
Digo que tem muito a ver. Pense em como podemos enfrentar um problema, como podemos resolver algo que no início parece não ter solução? Como podemos calar uma dor que se faz tão aguda e constante e fazer cessar um sentimento que parece transbordar por todos nossos poros? O livro falava muito disso, de acontecimentos na vida da escritora e como ao encarar os problemas e não ignorá-los a fez se libertar de coisas que a prendiam no passado. Se mesmo assim você não achar válido te dou algumas alternativas:

a- Se trancar num quarto escuro e chorar até desidratar.

b- Ignorar a situação e mergulhar em um pote de sorvete de camu-camu. (Você leu certo...camu-camu, um momento conflitante pede uma fruta exótica)
c- Recordar os acontecimentos, achar a raiz do problema e por um fim definitivo. Algo matemático e de resposta certa!

Se você escolheu uma alternativa que não a c, sinto informar, ficar desidratada de tanto chorar e ganhar calorias com o sorvete de camu-camu não vai te ajudar em nada.

Agora se você repassar passo a passo o que aconteceu vai achar a solução e se libertar. Dizem que quem vive de passado é museu, pois bem, quem vice chorando as mágoas de um amor não correspondido é masoquista e não se dá o devido valor. Claro, claro, alguns podem me chamar de cética e de coração de pedra, mas a verdade é que ficar desperdiçando tempo em choros e lamúrias só nos fará mal. Esse é o meu lado masculino e racional que aprendi a utilizar a duras penas. O melhor é recordar e lembrar o que você tirou de bom desse amor de um só coração.
Não conhece amor de um só coração? É aquele onde só um ama, só um bate mais forte, só um brilha. Afinal tem coisa mais irritante do que acordar pensando e dormir pensando em alguém que não esta nem ai contigo? Mais irritante que isso é quebrar o salto daquele sapato que ainda estamos pagando e que foi parcelado em 10 x no nosso cartão ou ainda descobrir que estava com um feijão no dente depois de ter flertado com o garçom bonitão.
Vamos ao exemplo, gostei de uma pessoa por algum tempo, nada de 20 anos...rs..por favor, mas gostei e me vi em volta de querer algo com essa pessoas por quase 2 anos o que não é uma vida, mas é um tempo valioso, fiquei pensando em como seria viver esse amor....se é que era mesmo amor.... Não me importava com o fato dele não vir com o kit conto de fadas (cavalo branco e espada) eu queria mesmo e ter aquele sapo tomando conta do meu brejo.
E mesmo sabendo que apesar dele não ser a pessoa mais comprometida do mundo, eu tinha consciência de que ele sabia claramente que eu era a "Ines" da sua vida, modesta eu...rs...mas falando sério, do olho no olho ninguém escapa então eu sabia olhando nos seus olhos que ele não era tão indiferente assim a mim. Eu fiz a diferença na vida dele, porém não o suficiente para fazer com que ele ficasse comigo a minha maneira. Por que se fosse a maneira dele, ficaríamos juntos numa boa. Óbvio que não parei minha vida por conta dele, mas lá no fundo do meu coração ele tinha a sua cadeira cativa.
Mas ai vem o que escrevi lá atrás em outro texto, tem horas que mesmo sendo um bom lutador, temos que jogar a toalha e foi o que eu fiz. Mas essa situação me incomodava e eu ainda pensava nele, ainda me pegava revivendo coisas que passei com ele e recordando coisas que ele havia me dito, frases, como se eu sempre tivesse que ficar lendo nas entrelinhas e tentando achar ali o sentimento que eu pensei que ele nutria por mim.
Algum tempo depois de muito relutar resolvi encarar essa situação, pois era impossível fingir que ele não fez parte da minha vida.
Então fiz várias sessões de flash-back de tudo que vivemos, falamos e etc, talvez o mais certo fosse olhar ele nos olhos mais uma vez e falar tudo o que eu pensava, mas vi que não valeria a pena, ele me olharia com aquele olhar distante, dizendo coisas que eu já sei, frases prontas típicas que os homens usam quando não querem dar uma resposta definitiva. Lembram quando eu disse da gatinha que eles deixam embaixo do balaio? Então ele não iria fechar a porta e eu resolvi fazer isso e jogar a chave fora.
Recordei as coisas boas e revi as ruins como num filme de cinema mudo, as imagens foram passando na minha cabeça lentamente.
Infelizmente no fim do filme não vi a frase : "Felizes para sempre", mas vi outra melhor para essa situação: “Valeu a pena, mas acabou” "GAME OVER"
Assim recordei e me libertei, deixei a porta do meu coração entre aberta e o meu brejo livre para um novo sapo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário