27/03/2012

Tolerância


A tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.

Do ponto de vista da sociedade, a tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original.

Olá amigos, peguei no Wikipedia a definição da palavra tolerância, assim vamos absorver e realmente saber o quanto somos tolerantes no nosso dia a dia e de quanto essa atitude tolerante influencia nossos atos e relacionamentos.

Devo confessar a vocês que não sou um doce de criatura, mas que, com o passar dos anos e dos acontecimentos tem duas coisas que aprendei a exercer, uma é a paciência a outra pasmem é a tolerância.

Ser tolerante é não por somente a culpa dos problemas e das situações nos outros, ser tolerante é compreender que o ser humano é passível de erros e que a perfeição 100% não existe. Ser tolerante é não ser o dono da verdade. Ser tolerante é dar à mão a palmatória, é compreender e se surpreender com certas situações. Pois é amigos, não é fácil. Ser tolerante é um trabalho árduo e diário principalmente para os intolerantes, classe de pessoas que eu já fiz parte e as quais vemos todos os dias em diversas situações.

Ser o dono da razão pesa principalmente quando você quer estar com a razão e não tem condições de assumir seus próprios erros. Já escrevi aqui em outro texto onde citava o príncipe encantado que toda moçoila busca em sua adolescência, mas que não existe, muitas vezes ele não vem, como esperamos montado em seu cavalo albino...sim, pois repito que cavalo branco não existe. Às vezes ele vem de jegue ou a pé aos trancos e barrancos.

Hoje eu vejo que ser tolerante é uma virtude que muitos de nós ainda não possui, mas não custa tentar ajustar os ponteiros principalmente quando existe um relacionamento. Num mundo em que fomos criados aos pares, ninguém mesmo veio para ficar só. Lembram-se da Arca de Noé? Pois é meus caros, antes de deixar sair pela boca palavras que ferem ou machucam vamos respirar e contar até 1.000 ou se for o caso vamos mentalmente soletrar: T-O-L-E-R-Â-N-C-I-A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário