25/09/2009

Solteira depois dos 30, será que tem algo errado?


Esse texto é para todas as mulheres maravilhosas que já passaram dos 30 e assim como eu continuam belas, realizadas e solteiras...sim solteiras e felizes por opção. Antigamente a mulher era educada para o lar, ter filhos, ter um bom casamento e sua realização se limitava a cuidar da casa e da família perfeita, estilo comercial de margarina..rs..todos felizes e sorridentes em volta de uma mesa de café da manhã. Nos anos 50/60 as mulheres começaram a se rebelar contra essa ditadura e a vida de “Amélia” começou a ser deixada de lado, se bem que muito antes disso nosso saudoso Mario Lago compôs a música que retratava a mulher daquela época, ela foi cantada originalmente por Ataulfo Alves em 1942...."ai que saudades da Amélia” ele dizia..rs..Talvez esse grande homem já estaria prevendo a revolução que se seguiria com as mulheres no decorrer do anos, saindo à luta atrás de seus direitos e conquistando seu espaço. Minhas primas, todas casadíssimas, com filhos, algumas já avós...e eu aqui, linda, inteligente, independe e solteira..rs...
Lembro que quando apresentei o meu ex-noivo ao restante da família em 1990, minhas tias já especulavam quando ficaria noiva, quando finalmente isso aconteceu já queriam saber do casamento e aposto que se tivesse casado seria bem capaz de na primeira oportunidade me perguntarem quando viria o neném..rs..Como se a vida fosse uma maratona, você se obrigar a fazer tudo correndo, sem pausa.
Aposto que muitas de nós já passamos por isso e ainda hoje quando nos perguntam o estado civil e falamos solteira, os mais “antigos”...olham e dão um meio sorriso incrédulo, como se tivéssemos acabado de falar um palavrão....
Já percebi pessoas se entreolhando e com certeza em suas mentes palpitavam as mais diversas considerações “Tadinha...será que ela tem algum problema"? Solteira com essa idade?...Me sentia um animal exótico...rs...Mas e os homens solteiros?..rs...Imagina, homem solteiro com 35/40 anos é sinônimo de solteirão descolado, já a mulher vira a tia solteirona e amargurada.
E desde quando é regra ter regra para viver? A vida tem que ser sentida e vivida em sua plenitude, cada coisa ao seu tempo. Tive a oportunidade de me casar aos 22 anos, mas nos 45 do segundo tempo vi que aquilo não seria o melhor para mim e hoje aos 35 sinto que fiz o melhor e em nenhum momento me arrependo. Poderia ter seguido as regras da sociedade, mas preferi seguir as regras do meu coração e ser feliz com a escolha que fiz. Claro que ainda estou esperando meu sapo encantado, ninguém esta nesse mundo para viver só, é bom ter um amor para aquecer o coração. Porém, enquanto ele não pula na nossa frente continuaremos lindas, felizes e solteiras...

3 comentários:

  1. Oi Rita! Aqui é a Mica, tua colega SMAM. Adorei teu blog e sou tua seguidora agora.
    Parabéns pelos textos e excelente pontos de vista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o seu blog, vivo a mesma situação que você, pois me casei aos 24, com um traste, me libertei e acordei que não é a sociedade que dita as regras de nossas vidas, e sim nós mesmas, aceitação social, não é garantia de felicidade para ninguém, eu pude escolher se gostaria de viver uma falsa sensação de aceitação social, e ser infeliz, ou fazer o que bem quisesse da minha vida e ser muito feliz!!!! Penso como você se encontrar uma pessoa que me ame, e tenha condições iguais ou melhores que as minhas, porque não, agora sustentar homem não traz felicidade para ninguém, é como se fosse carregar uma mala sem alça, que incomoda e atrapalha a vida. Engraçado que tem umas mulheres gordas, feias e cheias de filhos que olham para mim como se eu fosse uma aberração social, e eu estou bem linda, maravilhosa e feliz!!! Afinal sou uma pessoa de muita sorte na vida e muito bem resolvida. Bjs, fiaca com Deus querida.

    ResponderExcluir
  3. Ana Regina...que prazer ler seu comentário....concordo com tudo que disse, a sociedade quer nos impor regras, mas as regras são falhas..e no mais a nossa felicidade sempre vai incomodar um ou outro....Adorei saber que vc é feliz, e vc esta certa...seja feliz, linda, maravilhosa e siga com sua vida....ou outros...são apenas sombras atrás do teu brilho....bjs e fica com Deus tambéms!!!

    ResponderExcluir