09/10/2009

Existe idade para viver um grande amor?


Muitas pessoas têm a ânsia de viver um amor de contos de fadas, aqueles de novela onde mesmo com as adversidades da vida no final tem o famoso “Happy End” estampado como na tela da TV em letras garrafais, mas se fosse tão simples assim não teria a mínima graça, concorda? Às vezes relacionamentos são como contratos, na euforia esquecemos de ler as “letras miúdas” e assinamos com a caneta do coração, somente depois que os problemas aparecem é que nos damos conta do quanto é difícil conviver com outra pessoa.
Boa parte de nossas vidas buscamos o amor, um companheiro que nos realize, nos complete e que venha somar, jamais subtrair. Acontece que nem sempre os relacionamentos vêm com bula e na hora de por em prática nem tudo é um mar de rosas. Tem pessoas que se casam cedo, ficam 20, 30 anos presas a um relacionamento que muitas vezes esta fadado ao fracasso desde o início. E quando finalmente se libertam vem a dúvida: E agora, perdi 30 anos da minha vida, o que vou fazer? Como vou recomeçar?...Estou velho (a) e blá, blá, blá...desculpas não faltam para nos desanimar.
Primeiro deixo claro que ninguém perde nada, 30 anos em uma relação trás os seus frutos, filhos amados, momentos únicos, pois em algum momento dessa relação o amor esteve vivo e presente, mesmo que com o tempo a chama da paixão tenha se apagado.
A única pessoa responsável pela nossa felicidade somos nós mesmos e pasmem a culpa pelo término muitas vezes não é do outro, ela é nossa. É fácil por a culpa no outro e vestir o papel de vítima adequadamente ao nosso critério, mas é preciso muita coragem para assumir o erro e ir em frente. Se não enfrentamos os problemas com o tempo as brigas aumentam e em algum momento a traição se fará presente em um dos lados, com isso vem a mágoa, o ressentimento e os anos passados nessa situação não serão recuperados.
Claro que para toda regra existe a exceção. Tem os relacionamentos que perduram por anos e só terminam quando um deles parte para a outra vida, a continuidade da nossa existência em outro plano. Mesmo que a separação não seja eterna toda perda é difícil, principalmente de um grande amor, inevitável que por um período fiquemos tristes e solitários, repassando em nossa mente todos os momentos felizes que vivemos com essa pessoa e talvez a certeza de que nunca mais vá se viver algo tão belo e grandioso.
Ai entra o título desse post: Existe idade para viver um grande amor?
Não existe e sabe por quê? Porque nunca é tarde para ser feliz e principalmente porque é perfeitamente cabível viver muitos amores nessa vida. Mesmo que você tenha passado por uma relação onde não foi plenamente feliz, ao término dela se dê a chance de curar suas feridas e buscar acender a chama da paixão que existe dentro do seu coração. Se você perdeu a pessoa amada, lembre-se que a separação é momentânea e que de onde ela estiver vai querer acima de tudo e em nome do amor que construíram que você seja feliz. Tenho o exemplo de uma bela mulher que depois do término do seu casamento reencontrou o amor com uma pessoa mais jovem, as dúvidas surgiram a insegurança quis se instalar em seu coração, mas a vontade de ser feliz falou mais alto e ela seguiu em frente e com isso são 13 anos de amor e companheirismo. Essa mulher é uma Ines com certeza, ela é uma mulher inesquecível e tenho a honra de compartilhar essa história com vocês, assim como ela me inspirou a escrever esse texto, digo que hoje mais do que nunca no alto dos meus 35 anos jamais vou desistir de viver um grande amor, mesmo que ele demore mais 10, 20 anos para aparecer...rs...
Então...abra o seu coração, viva a paixão, pois como já dizia Willian Shakespeare “ Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”

2 comentários:

  1. ACREDITO QUE NAO , RETRATO DE FAMILIA , MINHA AVO QUANDO JOVEM NAO PODE FICAR COM O SEU AMOR , SEU PRIMEIRO NAMORADO , POIS ELE NAO FAZIA O PERFIL PRO PAI DELA , QUE ATE MUDOU DE CIDADE PRA AFASTAR OS DOIS, ANOS SE PASSARAM , CINQUENTA ANOS . ELES JA TINHAM CONSTITUIDOS FAMILIAS , JA ESTAVAM VIUVOS E SE REENCONTRARAM, VIVERAM UMA AMOR JUVENIL INACREDITAL DURANTE OITO ANOS . COISA DE FILME , ACREDITO QUE O AMOR GUARDADO NOS CINQUENTA ANOS DELES , FORAM USADOS E BEM USADOS NOS OITO ANOS QUE PUDERAM PASSAR JUNTOS NO FIM DO TEMPO DELES NA TERRA....FOI LINDO , ENTAO NAO PERCA A ESPERANÇA , AMOR E TEMPO SAO DUAS VIAS QUE PODEM ANDAR JUNTOS E SO SE CRUZAR NO COMEÇO DA VIA E NO FINAL .

    ResponderExcluir