04/08/2009

Para cada momento uma música, qual é a sua?




Minha vida é feita de trilhas sonoras e a cada momento importante e marcante eu associava uma música para me fazer recordar esses momentos, para que mesmo que já tivesse se passado muitos anos, eu pudesse recordar, mas só os bons claro...rs
Sempre que ouvia determinada música lembrava e sentia um aperto no peito e um friozinho na barriga. Se eu fosse gravar em cd todas as músicas que me marcaram não daria conta, desde pequena até hoje são muitas as músicas que fizeram e fazem parte de mim. Dizem que você é o que come, bom eu sou o que escuto, o que canto e o que sinto.
Quando era criança ouvia muito Balão Mágico, Raul, sim...Raul Seixas naquele especial Plunct, Plact Zum, quem tem a minha faixa etária sabe do que falo e vai deixar escapar um risinho ao ler isso. Já na pré-adolescência quando tinha 09 anos e suspirava por um menino da 5ª série que jamais sequer olhou nem para a minha sombra vivia tocando na minha vitrolinha Nika Costa, alguém lembra dela? Minha trilha era “On My own”...rs...e sempre na hora do recreio da escola quando via o tal menino passar, junto ao meu olhar que grudava nele a minha mente tocava a trilha....rs......."On my ownnnnnn”...rs... criança...que saudade desse tempo!
Alguns anos depois no meu primeiro beijo aos 15 anos, nessas matinês de cidade de interior, eu ficava sentadinha na hora das baladinhas mais lentas então começou a tocar Legião Urbana que bombava na época, lembro direitinho do menino que veio me tirar para dançar, devia ter uns 17 anos e era super popular, o garoto descolado que todas as menininhas queriam...rs..menos eu, pois com 15 anos era bem inocente, brincava de boneca, muito diferente das meninas de hoje. Então ele veio, me chamou para dançar ao som de Pais & Filhos e na hora que o Renato Russo canta “Quero colo, vou fugir de casa, posso dormir aqui com você?”...ele me beijou e pasmem ..rs...foi bom, muito bom mesmo. Se soubesse que seria tão natural, não teria perdido meu tempo na frente do espelho do quarto beijando uma mexerica....rs...afinal eu tinha que treinar...
Em meados de 1991 aos 17 anos ouvia muito Capital Inicial, Blitz, John Secada, Madonna...rs..., A-ha, Oingo Boingo que tocou muito naquela época, lembram de “Stay”???
Meu primeiro namoro sério foi aos 18 anos e como essa relação não acabou bem, não consigo lembrar a trilha dele...rs
Então aos 20 anos comecei outro relacionamento que dois anos depois virou um noivado e ouvia Leoni, Kid Abelha, Cazuza, Scorpions e por ai vai...rs
Muitas músicas embalaram esse relacionamento, mas o que me marcou mesmo foi que nessa época conheci o meu primeiro amor, aquele que acabou com a minha paz por meses...rs..O noivado acabou, o amor não vingou e eu só sabia chorar ao som de Sandra de SáHoje eu me peguei, pensando em você...” Brega né?...rs...Mas absolutamente cabível para a situação.
Os anos foram passando, as relações se desenvolvendo e eu tive uma período bem Bossa Nova, Toquinho, Elis, João Gilberto. Também não posso esquecer do Roupa Nova que ouvi muito e dancei também pois até hoje não tem uma festa de casamento que não toque Whisky a go go...rs...
Bon Jovi já me fez derrubar algumas lágrimas quando ouvi “Never say Goodbye” e muitas vezes ao ouvir U2 cantando “With or Without you” me peguei sentindo uma saudade, uma saudade sem dono...rs
Da Ana Carolina tem várias que parecem serem feitas para mim como a que diz “A canção tocou na hora errada...e eu que pensei que sabia tudo, mas se é você eu não sei nada”, Adriana Calcanhoto, Paralamas, Marisa Monte cantando "Bem que se quis”.....Vander Lee, Jorge Vercilo com a sua “Melhor Lugar”...."enfim...passeia sua boca em mim até me calar”...sugestivo...rs..
Descobri NX Zero, não tem muito haver comigo, mas a música Cartas Pra Você, espelha bem muitas coisas aqui nesse blog
......"Eu tento te esquecer, mas tudo o que eu escrevo é sobre você”...
São tantas músicas, tantas sensações de tantos momentos distintos.
A eleita atual ouvi na academia esses dias...é do Titãs, grupo que já me fez dançar muito ao som de "Sonífera Ilha”...entre outras e com certeza ela vai para o meu acervo pessoal....

Vou postar o link da música “Porque eu sei que é amor”, que é linda e fala de algo que adoro debater.... ela trás a tona um sentimento universal, o amor...é acho que estou flechada novamente...rs...será?...quem sabe....mas ouçam e se entreguem afinal como diz naquela música do Tom Jobim “é impossível ser feliz sozinho”.


Um comentário:

  1. Querida Rita,

    Belo texto!
    É a música sempre acompanha mesmo momento da vida. O bacana é que cada um tem sua trilah sonora interna! 9rs)

    Bjs!

    Marcio

    ResponderExcluir